SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número249O ensino primário como propaganda do projeto de formação das Associações Cristãs de Moços no Brasil (1893-1929)Educação, ambiente e aprendizagem social: metodologias participativas para geoconservação e sustentabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

OLIVEIRA, Wellington Piveta. Prática de modelagem matemáticana formação inicial de professores de matemática: relato e reflexões. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.249, pp.503-521. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2630.

A pesquisa sobre a prática de modelagem nos diversos níveis de ensino vem ganhando espaço nos debates da comunidade de pesquisadores, principalmente no âmbito da formação de professores. Partindo dessa constatação e com aporte de uma investigação mais ampla desenvolvida no mestrado, cuja temática é a modelagem na formação inicial de professores de matemática, indaga-se sobre a própria prática com modelagem na condição de docente. A partir dessa indagação, relato o trabalho desenvolvido com quinze acadêmicos de um curso de Licenciatura em Matemática, em uma instituição privada no oeste do estado do Paraná. Este relato de experiência detém-se a uma das atividades desenvolvidas por um dos grupos e foi orientado pelas etapas propostas por Burak (2004). Os resultados e reflexões mostraram que a prática possibilitou aos estudantes conhecerem e reconhecerem a modelagem como metodologia por meio de suas especificidades teóricas e práticas, vislumbrando sua implementação na educação básica. Além disso, apesar de os acadêmicos mostrarem-se céticos quanto à adoção da modelagem, o debate é direcionado para a necessidade de se refletir sobre as propostas de formação em modelagem, deixando-as mais presentes no solo da formação para que possam ser incorporadas às ações pedagógicas.

Palavras-chave : educação superior; conteúdos curriculares; modelagem matemática..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )