SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número250Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

ARAUJO, Gilda Cardoso de  y  CASSINI, Simone Alves. Contribuições para a defesa da escola pública como garantia do direito à educação: aportes conceituais para a compreensão da educação como serviço, direito e bem público. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.561-579. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2891.

A educação vem sendo proclamada como direito público e, ao mesmo tempo, como serviço e bem público. Embora se interpenetrem no discurso acadêmico e político, essas concepções são distintas. Partindo dessa premissa, abordam-se essas distinções, analisando como o direito à educação é concebido no âmbito da prestação positiva do Estado. Apresenta-se a configuração do serviço público como modo de atuação do Estado, discute-se como o direito à educação é concebido nas legislações e, por fim, analisam-se as concepções que atribuem à educação a característica de bem público. Para tanto, utilizam-se aportes do direito administrativo. As conclusões apontam para a necessidade de novos debates em torno das concepções jurídicas da educação, do modo de prestação pelo Estado e dos riscos da concepção de educação como bem público.

Palabras clave : direito à educação; educação e serviço público; educação e bem público.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )