SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250Contributions for the advocacy of public school as guarantor of the right to education: conceptual inputs for the understanding of education as service, right and public goodWork and education among young people aged 15 to 29 living in the countryside: challenges for the expansion of schooling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da  and  GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.580-595. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2991.

Este artigo examina a relação entre projeto político-pedagógico (PPP) e discussões sobre os direitos humanos na instituição escolar, considerando o posicionamento político quanto ao referencial de educação que a comunidade pretende construir. O objetivo é analisar a elaboração desse projeto na perspectiva da educação em direitos humanos. Trata de ensaio em que se realiza pesquisa teórica e utiliza como procedimentos revisão de literatura e análise documental. A promoção de formação em direitos humanos requer a construção coletiva de proposta pedagógica que atenda às exigências da comunidade, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos capazes de compreender e modificar a própria realidade, desde que todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.

Keywords : projeto político-pedagógico; direitos humanos; construção coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )