SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número250Contribuições para a defesa da escola pública como garantia do direito à educação: aportes conceituais para a compreensão da educação como serviço, direito e bem públicoTrabalho e educação entre jovens de 15 a 29 anos residentes no campo: desafios à ampliação da escolaridade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da  y  GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.580-595. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2991.

Este artigo examina a relação entre projeto político-pedagógico (PPP) e discussões sobre os direitos humanos na instituição escolar, considerando o posicionamento político quanto ao referencial de educação que a comunidade pretende construir. O objetivo é analisar a elaboração desse projeto na perspectiva da educação em direitos humanos. Trata de ensaio em que se realiza pesquisa teórica e utiliza como procedimentos revisão de literatura e análise documental. A promoção de formação em direitos humanos requer a construção coletiva de proposta pedagógica que atenda às exigências da comunidade, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos capazes de compreender e modificar a própria realidade, desde que todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.

Palabras clave : projeto político-pedagógico; direitos humanos; construção coletiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )