SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250Edward P. Thompson and the research on education: teacher training in questionFor a didactics mediated by sensitivity: on the way to become a teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência no ensino superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.672-689. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931.

Este artigo objetiva discutir a relação entre didática e docência no ensino superior, considerando três frentes analíticas: conceitual, contextual e investigativa. Na perspectiva conceitual, procura esboçar ângulos epistemológicos que estruturam a didática e o lugar que ocupa na base de conhecimento profissional docente; na contextual, delineia o cenário de produção sobre a docência do ensino superior no Brasil; e, na investigativa, apresenta resultados de duas pesquisas sobre a formação em didática de futuros professores, sendo uma na visão de professores do ensino superior e outra na visão de estudantes de cursos de licenciatura. A análise é realizada em interlocução com autores de referência da base de conhecimento profissional docente a fim de sustentar a ideia-chave de que o domínio da didática é potente para constituir expressão-síntese do conhecimento especializado do professor para ensinar em qualquer nível, inclusive na educação superior.

Keywords : didática; docência; ensino superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )