SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número250Edward P. Thompson e a pesquisa em educação: a formação de professores em questãoPor uma didática mediada pela sensibilidade: no caminho de um ser professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CRUZ, Giseli Barreto da. Didática e docência no ensino superior. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.672-689. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2931.

Este artigo objetiva discutir a relação entre didática e docência no ensino superior, considerando três frentes analíticas: conceitual, contextual e investigativa. Na perspectiva conceitual, procura esboçar ângulos epistemológicos que estruturam a didática e o lugar que ocupa na base de conhecimento profissional docente; na contextual, delineia o cenário de produção sobre a docência do ensino superior no Brasil; e, na investigativa, apresenta resultados de duas pesquisas sobre a formação em didática de futuros professores, sendo uma na visão de professores do ensino superior e outra na visão de estudantes de cursos de licenciatura. A análise é realizada em interlocução com autores de referência da base de conhecimento profissional docente a fim de sustentar a ideia-chave de que o domínio da didática é potente para constituir expressão-síntese do conhecimento especializado do professor para ensinar em qualquer nível, inclusive na educação superior.

Palavras-chave : didática; docência; ensino superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )