SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250Didactics and teaching in higher educationThe antechamber of paradise: the role of observation in the compulsory internship of teacher-training programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais; GOMES, Vivilí Maria Silva  and  MARQUES, Marissel. Por uma didática mediada pela sensibilidade: no caminho de um ser professor. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.690-709. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2895.

Este artigo analisa aulas da componente curricular didática, comum a cursos de licenciatura de uma universidade federal, como forma de investigar ações formativas que vêm sendo realizadas pelas autoras em aulas de graduação. A componente curricular aqui analisada visa problematizar as concepções dos estudantes acerca do ser professor por meio de discussões em sala de aula fundamentadas em teóricos da área, de modo a despertar nos discentes uma postura professoral que, além do saber e do fazer docentes, intelectualmente apreendidos, seja impregnada por elementos sensíveis, ampliando seus repertórios de representações para atuação profissional. Busca-se, assim, promover uma discussão sobre caminhos possíveis na formação inicial de professores que ultrapassem a ideia de profissional técnico-reflexivo-crítico e contemplem a sensibilidade como parte do processo. Os dados analisados mostraram que as interações ocorridas em aula, pautadas por elementos artísticos, levaram ao desenvolvimento de um respeito mútuo entre os participantes e promoveram uma educação para a autonomia. Foi notoriamente evidenciado um rompimento com alguns dispositivos de controle dos corpos, que vinham imbuídos em uma atitude inicialmente passiva dos estudantes diante da relação pedagógica. Dessa forma, foi possível identificar meios para fomentar nos futuros professores o vislumbrar de novas possibilidades de interpretação e intervenção nos processos educativos.

Keywords : formação inicial de professor; didática; professor reflexivo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )