SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número250Por uma didática mediada pela sensibilidade: no caminho de um ser professorA investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela. A antessala do paraíso: o lugar da observação nos estágios curriculares supervisionados das licenciaturas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.710-728. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2943.

Este artigo aprofunda a discussão sobre as práticas de estágios curriculares obrigatórios nos cursos de licenciaturas por meio de uma perspectiva conceitual que considera a cultura como instituinte de sentidos que interferem nos modos pelos quais desenvolvemos a docência e exercemos nossas funções sociais no mundo escolar. Focaliza as práticas de observação na escola - fase inicial do estágio curricular obrigatório dos cursos de licenciaturas interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - para analisar os relatórios finais, resultantes dos Estágios I e II, produzidos por um grupo de sete estudantes cujas práticas de estágio foram orientadas pela autora deste artigo. De acordo com a análise, as práticas de observação consistem em processo significativo de preparação/qualificação de futuros professores para o exercício da docência, na medida em que, enquanto experiência a que se atribuem sentidos, abrem espaços de enunciação entre os saberes escolares e as práticas pedagógicas. É nesses espaços de enunciação que a singularidade emerge e marca a diferença.

Palabras clave : estágios curriculares obrigatórios; observação; formação de professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )