SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número250A antessala do paraíso: o lugar da observação nos estágios curriculares supervisionados das licenciaturasDesenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

VOIGT, Jane Mery Richter  y  AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.729-746. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2926.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores.

Palabras clave : formação de professores; sentidos; significados; psicologia sócio-histórica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )