SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250An investigation on the senses and meanings with alumni of an undergraduate teacher-training mathematics courseThe implementation of a handout teaching system and the teacher’s work: problems and decisions of a municipal public school network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FELDEN, Eliane de Lourdes. Desenvolvimento profissional docente: desafios e tensionamentos na educação superior na perspectiva de coordenadores de área. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.747-763. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2858.

Este artigo focaliza o desenvolvimento profissional docente mediante inquirição no campo da pedagogia universitária. Resulta de pesquisa que envolveu a docência na educação superior, examinada com apoio em autores contemporâneos, que tradicionalmente investigam esse nível de ensino. Constitui estudo qualitativo utilizando entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de área que também assumem a função de professores universitários, com o objetivo de conhecer os desafios e tensionamentos para qualificar a ação docente no ensino superior. Infere que essa qualificação pressupõe investir na formação continuada dos profissionais, na tentativa de superar desafios e tensionamentos vividos. Compreende que o trabalho articulado da universidade e dos professores pode provocar rupturas necessárias no processo de ensinar e aprender, na perspectiva de qualificar a ação docente na universidade.

Keywords : educação superior; docência universitária; desenvolvimento profissional docente..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )