SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 número250A implantação de sistema apostilado de ensino e o trabalho docente: os problemas e as decisões de uma rede escolar pública municipalAvaliação do letramento digital de alunos ingressantes do ensino superior: uma abordagem exploratória do conhecimento computacional, comunicacional e informacional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

HEINSFELD, Bruna Damiana de Sá Sólon  y  PENA, Ana Lucia. Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.783-804. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3042.

No contexto da educação a distância, o material didático impresso (MDI) constitui uma das principais mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Contudo, também figura como um dos mecanismos didáticos com piores índices nas avaliações discentes. A partir dessas questões, analisa-se o desenvolvimento do MDI, com base no estudo do corpus, investigando as nuances do design educacional e seus componentes: objetivos de aprendizagem, seções temáticas, atividades, linguagem e imagens. Ratificando a análise, obtêm-se as impressões dos alunos usuários do material acerca desses elementos, a partir de questionário estruturado. Os trabalhos de Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro e Cairo (2015) e Preti (2010) são utilizados como subsídios teóricos relacionados ao design

educacional. Embora demande adequações aos estudos recentes, o corpus selecionado se mostrou satisfatório quanto à experiência de aprendizagem.

Palabras clave : educação a distância; design educacional; material didático impresso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )