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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FRITZEN, Celdon. O lugar da educação literária nas novas orientações curriculares: uma reflexão sobre os caminhos de Portugal e do Brasil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.95-110. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3054.

Este artigo discute comparativamente a formação do leitor literário nos currículos da educação básica de Portugal e do Brasil e quais estratégias podem ser identificadas nas diretrizes curriculares desses países, a fim de formar um leitor de literatura. Observa que há a introdução recente da educação literária nos documentos portugueses, enquanto, no Brasil, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a diluem no domínio da leitura. Em ambos os currículos, a noção de gênero preside a aprendizagem, embora em Portugal tal noção seja contrabalançada pela noção de texto complexo, que valoriza o texto literário e evita sua diluição no conteúdo das práticas de leitura e escrita.

Palabras clave : currículo; literatura; orientação curricular.

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