SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue251Researching with disabled women: epistemological and methodological considerations under the feminist-emancipatory approachTeaching resources in the primary-years mathematics classes: criteria to guide teacher’s choice and use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BARBOSA, Rita Cristiana; CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de  and  LOPEZ, Alejandra Montané. Inclusão educacional, digital e social de mulheres no interior da Paraíba: uma experiência na UFPB. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.148-171. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3409.

Este artigo discute questões de acesso à educação superior e inclusão digital de mulheres. Os sujeitos são alunas de três cursos de licenciatura na modalidade a distância ofertados pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Virtual: Letras, Pedagogia e Ciências Agrárias. A pesquisa foi qualitativa e exploratória, focada em perspectiva de gênero, com abordagens documental e empírica. O método empregado consistiu na análise textual discursiva de material composto de vários tipos de narrativas. No marco teórico, utilizaram-se obras de Cecília Castaño, Fúlvia Rosemberg, Rena M. Palloff e Keith Pratt, entre outras. As narrativas coletadas e analisadas indicam que algumas mulheres têm, simultaneamente, acesso ao ensino superior e às tecnologias de informação e comunicação (TIC), por meio da educação a distância (EaD), o que propicia a recriação de suas identidades e seu empoderamento. A EaD pode ser, então, uma porta de inclusão, contribuindo para a diminuição da brecha digital de gênero.

Keywords : educação superior; educação à distância; gênero; inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )