SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue251Teaching resources in the primary-years mathematics classes: criteria to guide teacher’s choice and useSupervised internship: the relation between theory and reflective practice in the teacher training of a Bachelor of Education programme author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SANTOS, Jorge Alejandro; PIOVEZANA, Leonel  and  NARSIZO, Ana Paula. Proposta de uma metodologia intercultural para uma pedagogia indígena: a experiência das licenciaturas interculturais indígenas com o povo kaingang. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.189-204. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3423.

Este artigo apresenta a experiência das licenciaturas interculturais indígenas oferecidas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, dentro da terra indígena kaingang. Com base no experimento, propõe-se esboçar uma metodologia intercultural que possibilite pensar sobre uma pedagogia específica para a educação indígena na região. A experiência consiste no desenvolvimento de um programa para a formação de professores indígenas da etnia kaingang para escolas de educação infantil e ensino fundamental de suas comunidades. Embora o processo de formação tenha obtido resultados positivos ao conseguir formar um número significativo de professores, percebe-se a ausência de um conteúdo curricular e uma pedagogia específica e diferenciada para a educação indígena. Mediante essa percepção, surgiu a necessidade de propor uma metodologia intercultural específica que reúna e sistematize a experiência desses anos, a fim de delinear uma pedagogia adequada às necessidades das comunidades indígenas.

Keywords : educação; pedagogia; educação intercultural; escola indígena.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )