SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue251An intercultural methodology for an indigenous pedagogy: the experience of indigenous intercultural licentiate courses with the kaingang peopleInteractions and intercessions in round-table discussions: spaces for initial teacher-training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SILVA, Haíla Ivanilda  and  GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.205-221. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3093.

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores que estabelece um diálogo entre a teoria apreendida no curso de formação e a prática nas escolas-campo de estágio. Trata-se do relato de uma experiência vivenciada no contexto do estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Pedagogia, cujas etapas foram construídas por observações e participação no cenário escolar e na sala de aula, inclusive a elaboração e a aplicação de projeto didático a uma turma do ensino fundamental. As etapas foram registradas nos diários de formação como recurso que possibilita a reflexão mediante a escrita, estabelecendo diálogo entre o saber da experiência e o saber formal. O estágio revelou-se um rico espaço de reflexões e descobertas, em que teoria e prática foram instrumentos inseparáveis e indispensáveis à prática docente.

Keywords : estágio supervisionado; formação docente; prática reflexiva..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )