SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue251Supervised internship: the relation between theory and reflective practice in the teacher training of a Bachelor of Education programme author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BEDIN, Everton  and  PINO, José Claudio Del. Interações e intercessões em rodas de conversa: espaços de formação inicial docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.251, pp.222-238. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i251.3383.

Este artigo apresenta ensaio empírico, resultado de intervenção pedagógica, embasado na análise crítica da experiência das rodas de conversas com professores de química em formação inicial de uma universidade privada da região metropolitana da Grande Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Procura contribuir com a qualificação metodológica e pedagógica das rodas de conversa como curso de extensão de relação bilateral, expondo reflexões dos sujeitos da pesquisa sobre o ser professor na contemporaneidade. Os dados, interpretados e analisados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD) e apoiados em informações quantitativas e qualitativas, foram obtidos dos diálogos nas rodas de conversa, com base em um questionário pré-estruturado. Conclui que os espaços de conversação possibilitaram aos futuros professores a percepção de uma formação crítico-reflexiva na/pela prática pedagógica, para que possam buscar a qualidade e a melhoria em sua formação epistemológica.

Keywords : formação docente; identidade; rodas de conversa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )