SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue252The contributions of action - research to the development of continuing-education policies from the school inclusion perspectiveThe multiplicity of meanings and the political conditioning of the notion of quality in basic education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

THESING, Mariana Luzia Corrêa  and  COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.277-293. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3510.

Que ações são necessárias para a efetivação de uma escola, de fato, inclusiva, nos moldes propostos pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil. MEC 2008)? Com base nesse questionamento, este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com professores de educação especial atuantes em quatro municípios do Rio Grande do Sul que indicam ações necessárias para a criação de uma nova escola: uma escola inclusiva. A pesquisa, baseada em uma abordagem qualiquantitativa (Marconi; Lakatos, 2009), com a utilização de um questionário disponível no Formulários Google, teve como objetivo conhecer as trajetórias formativas e as características dos contextos de atuação docente desses professores. Com base em referências como Garcia (2013, 2014), Kassar (2014), Michels (2011) e Correia (2010), este texto apresenta parte dos dados coletados na pesquisa e problematiza as proposições dos professores deeducação especial para a possibilidade de transformar as escolas em espaços efetivamente inclusivos. Como resultado deste estudo, percebe-se que a maioria dos professores participantes acreditam nos processos de inclusão nas escolas em que estão inseridos; contudo, sinalizam a importância de ações, de diferentes sujeitos envolvidos na educação escolar, para que a proposição de uma escola inclusiva se torne uma realidade.

Keywords : ações pedagógicas; inclusão; professor de educação especial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )