SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue252Proposals for an inclusive school in the special education teachers’ view: some problematizationsSocial representations developed by high-school students about environmental issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  and  DAMETTO, Jarbas. A multiplicidade de sentidos e o condicionamento político da noção de qualidade em educação básica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.294-312. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3495.

Este artigo problematiza a noção de “qualidade educacional” aplicada à educação básica mediante revisão bibliográfica temática. Para tal, são retomados alguns sentidos mais evidentes do significante qualidade, vinculando-os a seu contexto histórico de emergência e à pertinência política que possuíam. Essa leitura destaca a natureza discursiva da qualidade educacional, noção perpassada por diversas rupturas, pluralidades e coabitações de sentidos, e demonstra sua existência como objeto político capaz de equalizar demandas discrepantes existentes no campo educacional devido a sua aparente neutralidade e a seu potencial de gerar consensos. No momento atual, há uma aparente despolitização do debate acerca dos rumos da educação, emergindo critérios supostamente técnicos de qualidade, mas que elegem caminhos politicamente enviesados para a educação básica.

Keywords : qualidade educacional; educação básica; políticas educacionais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )