SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número252As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizaçõesRepresentações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  e  DAMETTO, Jarbas. A multiplicidade de sentidos e o condicionamento político da noção de qualidade em educação básica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.294-312. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3495.

Este artigo problematiza a noção de “qualidade educacional” aplicada à educação básica mediante revisão bibliográfica temática. Para tal, são retomados alguns sentidos mais evidentes do significante qualidade, vinculando-os a seu contexto histórico de emergência e à pertinência política que possuíam. Essa leitura destaca a natureza discursiva da qualidade educacional, noção perpassada por diversas rupturas, pluralidades e coabitações de sentidos, e demonstra sua existência como objeto político capaz de equalizar demandas discrepantes existentes no campo educacional devido a sua aparente neutralidade e a seu potencial de gerar consensos. No momento atual, há uma aparente despolitização do debate acerca dos rumos da educação, emergindo critérios supostamente técnicos de qualidade, mas que elegem caminhos politicamente enviesados para a educação básica.

Palavras-chave : qualidade educacional; educação básica; políticas educacionais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )