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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CARMO, Tânia do; MAGALHAES JUNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; KIOURANIS, Neide Maria Michellan  e  TRIANI, Felipe da Silva. Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre problemas ambientais. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.313-330. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3411.

A investigação refere-se às representações sociais de alunos do ensino médio sobre problemas ambientais de uma cidade do noroeste do Paraná e foi motivada pela importância da inserção, no ensino de ciências, das questões ambientais, bem como do seu reconhecimento para a tomada de atitudes. Os dados foram recolhidos por meio da técnica de evocação livre de palavras e analisados segundo a abordagem estruturalista da Teoria das Representações Sociais, em uma turma de primeiro e outra de terceiro ano do ensino médio. Conclui que, nas duas turmas investigadas, há indícios de representações sociais naturalistas dos problemas ambientais.

Palavras-chave : ensino de ciências; meio ambiente; teoria das representações sociais.

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