Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681
Resumo
SANTOS, Verônica Gomes dos; ALMEIDA, Sandra Estefânia de e ZANOTELLO, Marcelo. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.331-349. ISSN 2176-6681. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3439.
Resultados positivos reportados na literatura (Zandvliet, 2012) sobre o uso da tecnologia de forma permanente e imersiva em sala de aula, ao livre dispor de professores e alunos, motivam a realização deste estudo qualitativo. Com o objetivo de identificar as contribuições de um ambiente tecnologicamente estruturado no processo de alfabetização de uma turma do 1º ano do ensino fundamental I de uma escola municipal da rede pública paulista, analisam-se as produções decorrentes de uma atividade relacionada à fabricação de massinha caseira pelas crianças. O envolvimento dos alunos na elaboração de textos, a utilização dos recursos tecnológicos, a motivação, a autonomia e a colaboração são evidências que mostram que tal estrutura pode ser um diferencial no cotidiano da sala de aula. São analisados também aspectos da constituição de saberes docentes para o uso didático da tecnologia com base no modelo TPCK (Mishra; Koehler, 2006), mediante relatos de quatro professores da escola. Há indícios de mudanças significativas no processo formativo rumo ao desenvolvimento da autonomia docente.
Palavras-chave : educação básica; tecnologia da informação e comunicação; alfabetização; formação docente.