SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue252The learning of teaching of future teachers in the teaching of mathematics: reflections from actions developed in classroomContributions of the amerindian perspectivism to the research in Philosophy of Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VIEIRA, Karina Augusta Limonta. Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.370-386. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497.

Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação.

Keywords : antropologia educacional; epistemologia da educação; fundamentos da educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )