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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

VIEIRA, Karina Augusta Limonta. Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã: bases teórica e epistemológica. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.370-386. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3497.

Este artigo apresenta e discute as bases teórica e epistemológica da atual Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã (AEHCA), tendo duas questões norteadoras: (1) qual é o seu campo de conhecimento e (2) quais são suas bases epistemológicas e teóricas? A AEHCA reconhece a educação como ciência e tem como ponto de partida o ser humano e suas dimensões educacionais, fazendo da educação um campo de conhecimento construtivo e reflexivo por meio de uma abordagem interdisciplinar, transdisciplinar, intercultural e transcultural, aberta a teorias e métodos, o que leva à reflexão sobre o ser humano em si e sua educação.

Palavras-chave : antropologia educacional; epistemologia da educação; fundamentos da educação.

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