SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue252Searching for an African historical initiative: possibilities and limitations of the pedagogical practices in basic educationIn two voices, all voices: narrative-biographical conferences about teacher-training in Brazil and Colombia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

IBIAPINA, Wilter Freitas. Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.449-468. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3484.

Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

Keywords : ábaco romano; ensino de matemática; multiplicação; algoritmo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )