SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número252Em busca de uma iniciativa histórica africana: possibilidades e limites das práticas pedagógicas na educação básicaA dos voces, todas las voces: encuentros biográfico-narrativos en formación entre Brasil y Colombia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

IBIAPINA, Wilter Freitas. Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.449-468. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3484.

Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

Palabras clave : ábaco romano; ensino de matemática; multiplicação; algoritmo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )