SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número252Em busca de uma iniciativa histórica africana: possibilidades e limites das práticas pedagógicas na educação básicaA duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

IBIAPINA, Wilter Freitas. Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.449-468. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3484.

Este artigo descreve os resultados de um estudo cujo objetivo foi a aplicação de uma alternativa didática com base no uso do ábaco romano para o ensino de multiplicação, desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Foi utilizada como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o objeto analisado se ajusta aos objetivos dessa modalidade de pesquisa. Quanto aos procedimentos, a investigação pode ser tratada como uma pesquisa-ação, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: observação, diário de bordo, questionários, entrevista e análise documental. Assim, com base nos resultados, pode-se indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino do algoritmo de multiplicação.

Palavras-chave : ábaco romano; ensino de matemática; multiplicação; algoritmo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )