SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue252The teaching of the multiplication algorithm through the use of the roman abacus author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza  and  OSSA, Diego Leandro Marin. A duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.469-482. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3584.

Diálogo entre os autores sobre os modos como vivem-pesquisam-formam no contexto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj) e da Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), Colômbia. Trata-se de um desdobramento de programa desenvolvido, em dezembro de 2016, sobre o tema “Diálogos biográfico-narrativos em processos de transformação social, política e cultural”, com o objetivo de partilhar concepções-ações que expressam a potência do encontro e da narrativa nos movimentos de formação humana e docente, especialmente por meio de narrativas orais, escritas e videográficas. Os referenciais teórico-metodológicos se fundamentam na pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica, e o diálogo entre Brasil e Colômbia partilha princípios teórico-epistemológicos e compromissos éticos, estéticos e políticos, reafirmando a força das vozes e histórias dos jovens estudantes em processos de formação.

Keywords : pesquisa narrativa; pesquisa-formação (auto)biográfica; vídeos (auto)biográficos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )