SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número252Ensino do algoritmo de multiplicação por intermédio do ábaco romano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza  e  OSSA, Diego Leandro Marin. A duas vozes, todas as vozes: encontros biográfico-narrativos em formação entre Brasil e Colômbia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.469-482. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3584.

Diálogo entre os autores sobre os modos como vivem-pesquisam-formam no contexto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/Uerj) e da Universidade Tecnológica de Pereira (UTP), Colômbia. Trata-se de um desdobramento de programa desenvolvido, em dezembro de 2016, sobre o tema “Diálogos biográfico-narrativos em processos de transformação social, política e cultural”, com o objetivo de partilhar concepções-ações que expressam a potência do encontro e da narrativa nos movimentos de formação humana e docente, especialmente por meio de narrativas orais, escritas e videográficas. Os referenciais teórico-metodológicos se fundamentam na pesquisa-formação narrativa (auto)biográfica, e o diálogo entre Brasil e Colômbia partilha princípios teórico-epistemológicos e compromissos éticos, estéticos e políticos, reafirmando a força das vozes e histórias dos jovens estudantes em processos de formação.

Palavras-chave : pesquisa narrativa; pesquisa-formação (auto)biográfica; vídeos (auto)biográficos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )