SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue253Teacher’s formation and mediator question: a proposal under discussionEnvironmental education in early childhood education according to Morin's knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

WERLE, Kelly  and  BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A construção social da infância e a Maricota sem dona: Fragmentos narrativos na pesquisa em educação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.555-572. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3513.

Apresenta uma discussão sobre a construção social da infância com base na interlocução entre elementos teóricos da sociologia da infância, uma obra literária infantil, Maricota sem dona (Mazzetti, 1985), e alguns fragmentos de Walter Benjamin (1987, 1994a, 1994b, 1994c, 2005). Metodologicamente, para a construção da materialidade da pesquisa, problematiza-se a experiência do Narrador (Benjamin, 1994c) e o olhar para a diversidade de infâncias vivenciadas em diferentes contextos sociais, culturais, étnicos, econômicos e políticos, com o objetivo de proporcionar a visibilidade e a valorização das culturas da infância. Como contribuições da pesquisa, reconhecem-se as crianças como sujeitos sociais ativos, históricos, de direitos, produtores de culturas, por meio da relação com os seus pares. Com o artigo, evidencia-se a centralidade da produção da cultura de pares na infância, que consiste em obter integração, inserção e reconhecimento social, de modo a conquistar autonomia.

Keywords : culturas da infância; experiência; narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )