SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número253A construção social da infância e a Maricota sem dona: Fragmentos narrativos na pesquisa em educaçãoPedagogia líquida: um caminho para a ciência da práxis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

RODRIGUES, Daniela Gureski  y  SAHEB, Daniele. A educação ambiental na educação infantil segundo os saberes de Morin. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.573-588. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3607.

O trabalho com o meio ambiente vinculado à educação vem sendo difundido por diversos eventos, pesquisas e documentos, os quais destacam a relevância da educação ambiental na formação dos seres humanos como cidadãos críticos, reflexivos e questionadores da realidade que os cerca. Desse modo, entende-se a importância de iniciar a inserção da educação ambiental na educação infantil, visto que, principalmente nessa fase, a criança desenvolve valores que a acompanharão por toda sua trajetória; no entanto, o documento de referência da educação infantil não menciona, em nenhum momento, o termo “educação ambiental”. Assim, objetiva-se compreender como a educação ambiental está presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil. MEC. SEB, 2010). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, feita por meio da análise documental, que buscou encontrar pontos convergentes entre a referida norma e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Brasil. CNE, 2012) , utilizando Morin (2001) como principal aporte teórico. Foi possível identificar pontos convergentes entre os documentos, como o trabalho com a ética, o cuidado, a cooperação e a solidariedade. Além disso, entende-se que a obra de Morin (2001) é uma forte aliada na constituição do campo da educação ambiental na educação infantil.

Palabras clave : educação ambiental; educação infantil; complexidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )