SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue253Liquid Pedagogy: a pathway to the science of praxisThe teaching of sociology in undergraduate nursing courses: discussing curricular possibilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BARROS, Irene; PACHECO, Ana Rita  and  BATISTA, Paula. A experiência de estágio: o impacto e as primeiras vivências do estudante estagiário de educação física. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.605-632. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3774.

O artigo descreve e interpreta as expectativas de estudantes estagiários e o impacto e as vivências para a construção de sua identidade como professor. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 estagiários da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo com o auxílio do programa Nvivo9. Os dados evidenciam que os estagiários dão maior relevância às expectativas de aprendizagem, que atribuem maior importância ao orientador pelo papel que ele assume no processo de avaliação, que as experiências negativas como insegurança e angústia perante a prática docente são as mais marcantes, e que têm dificuldade para idealizar sua identidade profissional.

Keywords : estágio profissional; estudante universitário; educação física; identidade profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )