SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número253Pedagogia líquida: um caminho para a ciência da práxisO ensino de sociologia nos cursos de enfermagem: discutindo possibilidades curriculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

BARROS, Irene; PACHECO, Ana Rita  e  BATISTA, Paula. A experiência de estágio: o impacto e as primeiras vivências do estudante estagiário de educação física. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.605-632. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.3774.

O artigo descreve e interpreta as expectativas de estudantes estagiários e o impacto e as vivências para a construção de sua identidade como professor. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 estagiários da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo com o auxílio do programa Nvivo9. Os dados evidenciam que os estagiários dão maior relevância às expectativas de aprendizagem, que atribuem maior importância ao orientador pelo papel que ele assume no processo de avaliação, que as experiências negativas como insegurança e angústia perante a prática docente são as mais marcantes, e que têm dificuldade para idealizar sua identidade profissional.

Palavras-chave : estágio profissional; estudante universitário; educação física; identidade profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )