SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue253Internationalization and integral management in higher education institutions: current view and implicationsUses (with no abuses) of the ethnographic text in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

DELMONDI, Natalia Nascimben  and  PAZUCH, Vinícius. Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.659-686. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.38616.

Apresenta um panorama das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em que foram analisadas 24 revistas da área de ensino, classificadas com Qualis A1 pelo portal WebQualis Capes, no quadriênio 2013-2016. Do conjunto delas, selecionaram-se 30 artigos, que foram alocados em 10 temáticas, agrupadas em 4 unidades de análise, de acordo com o contexto de cada uma daquelas. Após a análise dos artigos, sintetizaram-se as unidades, focalizando as temáticas mais exploradas, os aspectos conceituais e as abordagens de ensino em relação às transformações geométricas. Os resultados mostraram que as principais lacunas encontradas quanto ao ensino dessas transformações podem ser minimizadas, direta ou indiretamente, por meio de processos de formação continuada de professores que ensinam matemática.

Keywords : abordagens de ensino; ensino de geometria; revisão sistemática de literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )