SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número253Internacionalización y gestión integral en la institución superior: visión actual e implicacionesUsos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

DELMONDI, Natalia Nascimben  y  PAZUCH, Vinícius. Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.659-686. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i253.38616.

Apresenta um panorama das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricas. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, em que foram analisadas 24 revistas da área de ensino, classificadas com Qualis A1 pelo portal WebQualis Capes, no quadriênio 2013-2016. Do conjunto delas, selecionaram-se 30 artigos, que foram alocados em 10 temáticas, agrupadas em 4 unidades de análise, de acordo com o contexto de cada uma daquelas. Após a análise dos artigos, sintetizaram-se as unidades, focalizando as temáticas mais exploradas, os aspectos conceituais e as abordagens de ensino em relação às transformações geométricas. Os resultados mostraram que as principais lacunas encontradas quanto ao ensino dessas transformações podem ser minimizadas, direta ou indiretamente, por meio de processos de formação continuada de professores que ensinam matemática.

Palabras clave : abordagens de ensino; ensino de geometria; revisão sistemática de literatura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )