SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue253A theoretical overview of research trends on the teaching of geometric transformationsTeacher training in Timor Leste: practices and considerations on speech genres and teaching author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CARNIEL, Fagner  and  RAPCHAN, Eliane Sebeika. Usos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.687-699. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3758.

Qual é o lugar das narrativas etnográficas nas salas de aula da educação básica? Em que medida a forma especializada dessa escrita pode se converter em uma ferramenta pedagógica para subsidiar o trabalho docente? Em diálogo com tais indagações, o artigo propõe três maneiras de se compreender o texto etnográfico como prática escolar direcionada a não antropólogos: a exemplar, a conceitual e a etnográfica. Trata-se, portanto, de uma proposição teórico-metodológica que objetiva ampliar os espaços de circulação das perspectivas antropológicas e das maneiras de se produzir o conhecimento com a antropologia.

Keywords : antropologia escolar; etnografia; metodologia de ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )