SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número253Um panorama teórico das tendências de pesquisa sobre o ensino de transformações geométricasFormação docente em Timor-Leste: prática e reflexão sobre gêneros discursivos e ensino índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

CARNIEL, Fagner  y  RAPCHAN, Eliane Sebeika. Usos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.687-699. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3758.

Qual é o lugar das narrativas etnográficas nas salas de aula da educação básica? Em que medida a forma especializada dessa escrita pode se converter em uma ferramenta pedagógica para subsidiar o trabalho docente? Em diálogo com tais indagações, o artigo propõe três maneiras de se compreender o texto etnográfico como prática escolar direcionada a não antropólogos: a exemplar, a conceitual e a etnográfica. Trata-se, portanto, de uma proposição teórico-metodológica que objetiva ampliar os espaços de circulação das perspectivas antropológicas e das maneiras de se produzir o conhecimento com a antropologia.

Palabras clave : antropologia escolar; etnografia; metodologia de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )