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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

CARNIEL, Fagner  e  RAPCHAN, Eliane Sebeika. Usos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.687-699. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3758.

Qual é o lugar das narrativas etnográficas nas salas de aula da educação básica? Em que medida a forma especializada dessa escrita pode se converter em uma ferramenta pedagógica para subsidiar o trabalho docente? Em diálogo com tais indagações, o artigo propõe três maneiras de se compreender o texto etnográfico como prática escolar direcionada a não antropólogos: a exemplar, a conceitual e a etnográfica. Trata-se, portanto, de uma proposição teórico-metodológica que objetiva ampliar os espaços de circulação das perspectivas antropológicas e das maneiras de se produzir o conhecimento com a antropologia.

Palavras-chave : antropologia escolar; etnografia; metodologia de ensino.

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