SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 número253Usos (sem abuso) do texto etnográfico em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

GUIMARAES, Joice Eloi. Formação docente em Timor-Leste: prática e reflexão sobre gêneros discursivos e ensino. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.700-714. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3650.

Relato de experiência de uma prática de produção textual em língua portuguesa no ensino superior de Timor-Leste desenvolvida com alunos do 5º semestre do curso denominado Classe de Extensão - Formação de Professores da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). A turma é composta de professores e futuros professores do ensino básico de Timor. Para esses sujeitos, o trabalho em/com a língua portuguesa configura-se um desafio, pois, apesar de ser estabelecida como língua oficial e de instrução no país, muitos timorenses não a dominam. Tendo como objetivo o ensino de produção de textos em língua portuguesa, realizou-se uma sequência de atividades fundamentadas no conceito de gêneros do discurso e nos aspectos sócio-históricos presentes no contexto dos alunos. Ainda sem um conhecimento claro sobre esse conceito, provavelmente resquício de uma educação pautada na gramática da língua, foi possível aos alunos a compreensão da metodologia utilizada e a reflexão sobre adequações à prática docente.

Palabras clave : gêneros discursivos; produção textual; língua portuguesa; Timor-Leste.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )