SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254Literacy in elementary school: reading Dom Quixote de la Mancha author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

RODRIGUES, Tereza Cristina  and  TELES, Lucio França. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.17-38.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3456.

O aperfeiçoamento de recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas tem se mostrado veloz e dinâmico. Mensagens eletrônicas instantâneas enviadas por dispositivos móveis, por exemplo, ganham diferentes usos em processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial de transformação do aplicativo WhatsApp considerando perfis e relatos de educadores que o utilizam em suas práticas cotidianas. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (Creswell, 2010) e foi desenvolvida mediante a amostragem bola de neve (Baldin; Munhoz, 2011) com professores familiarizados com o uso do celular - e mais especificamente do WhatsApp - na escola. Foi aplicado um questionário on-line que 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam. Na etapa posterior, dez professores foram escolhidos para as entrevistas semiestruturadas e detalharam como e por que concebem o uso do WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo protocolos de estudos realizados na mesma linha (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tais instrumentos levaram a resultados convergentes e a conclusão aponta que, quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas.

Keywords : tecnologia educacional; recursos didáticos; internet.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )