SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254The use of instant messaging as a didactic resourceLesson study in the training of teachers of secondary-education mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes. Letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: lendo Dom Quixote de la Mancha. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.39-53. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3877.

Este artigo discute uma prática de letramento focando na forma como uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental (EF) interage com um texto literário, a partir de duas questões: como esta professora realiza a mediação no processo de educação literária? Como uma prática de letramento é construída pela interação com o livro Dom Quixote de la Mancha? A perspectiva teórico-metodológica baseia-se na concepção de letramento como uma prática social formulada pelos Novos Estudos do Letramento (Heath, 1983; Street, 1984, 1995, 2003; Barton, Hamilton e Ivanic, 2000). Acrescida de uma concepção ideológica da linguagem proposta por Bakhtin (1981) e Volochinov (1995). Os dados foram coletados por meio de videogravações da interação em sala de aula e notas de campo, além de uma entrevista com a professora. A análise evidencia um uso amplo de textos literários em sala de aula. A docente propunha questões abertas de interpretação relacionadas não apenas aos textos, mas também às experiências de leitura dos alunos; estimulando-os a expressarem sua voz no processo de ensino-aprendizagem.

Keywords : letramento; educação literária; ensino fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )