SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254Literacy in elementary school: reading Dom Quixote de la ManchaContinuing education of teachers "in" and "to" work: issues and reflections from the critical theory of society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

RICHIT, Adriana; PONTE, João Pedro da  and  TOMKELSKI, Mauri Luís. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.54-81. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961.

Apresenta um estudo de aula com um grupo de professores de matemática do ensino médio, de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar desafios e adaptações desse processo formativo e de suas potencialidades para promover o desenvolvimento profissional do professor. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se nas notas de campo produzidas no decorrer do estudo de aula. Os participantes sentiram que este constitui um processo formativo muito diferente do que estavam habituados. Quanto aos desafios, os resultados evidenciam que a realização do estudo de aula promoveu nos participantes a modificação da prática profissional em aspectos como o planejamento de aula, o trabalho coletivo e a negociação das decisões e atividades. Foram necessárias algumas adaptações na dinâmica usual de desenvolvimento do estudo de aula, sobretudo nas etapas de planejamento e concretização da aula de investigação, pela implementação da docência compartilhada, que oportunizou um nível elevado de colaboração entre formadores e professores. A experiência aponta a possibilidade de favorecer o desenvolvimento profissional docente por lhes promover aprendizagens profissionais e os encorajar a experimentar uma prática profissional diferente durante a aula de investigação.

Keywords : estudo de aula; formação de professores; ensino de matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )