SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número254Estudios de clase en la formación de profesores de matemática de la educación secundariaLa percepción del pedagogo sobre el desarrollo psicomotor en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

FERNANDES, Anoel. Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.82-95. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3836.

O presente artigo reflete sobre a necessidade de formação continuada de professores - tema consensual nos debates acadêmicos e nas formulações políticas. Buscou-se na literatura algumas ponderações sobre a formação docente no e para o trabalho, para, em seguida, propor a noção de formação com base na teoria crítica da sociedade, especificamente nas formulações de Theodor Adorno. Destacou-se que a formação docente, tal como vem ocorrendo, é pseudoformação, uma vez que tem em sua gênese um sentido heteronômico, impossibilitando aos sujeitos a formação em seu sentido lato.

Palabras clave : formação continuada; formação docente; trabalho docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )