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Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

FERNANDES, Anoel. Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.82-95. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3836.

O presente artigo reflete sobre a necessidade de formação continuada de professores - tema consensual nos debates acadêmicos e nas formulações políticas. Buscou-se na literatura algumas ponderações sobre a formação docente no e para o trabalho, para, em seguida, propor a noção de formação com base na teoria crítica da sociedade, especificamente nas formulações de Theodor Adorno. Destacou-se que a formação docente, tal como vem ocorrendo, é pseudoformação, uma vez que tem em sua gênese um sentido heteronômico, impossibilitando aos sujeitos a formação em seu sentido lato.

Palavras-chave : formação continuada; formação docente; trabalho docente.

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