SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254Continuing education of teachers "in" and "to" work: issues and reflections from the critical theory of societyPlaying and care-taking in child education environments: developing the animals that we are author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SACCHI, Ana Luisa  and  METZNER, Andreia Cristina. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.96-110.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804.

Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.

Keywords : desenvolvimento infantil; educação infantil; psicomotricidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )