SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número254Formación continuada de profesores en el trabajo y para el trabajo: cuestiones y reflexiones a partir de la teoría crítica de la sociedadEl jugar y el cuidado en los espacios de educación infantil: desarrollando los animales que somos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

SACCHI, Ana Luisa  y  METZNER, Andreia Cristina. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.96-110.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804.

Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.

Palabras clave : desenvolvimento infantil; educação infantil; psicomotricidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )