SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número254Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedadeO brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

SACCHI, Ana Luisa  e  METZNER, Andreia Cristina. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.96-110.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3804.

Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; educação infantil; psicomotricidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )