SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254The pedagogue´s perception on the psychomotor development in childhood educationResults of the policies for the appreciation of public teaching in Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

COLLA, Rodrigo Avila. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.111-126.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956.

O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar.

Keywords : animalidade; brincar; cuidado, educação infantil, espaço escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )