SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número254A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantilResultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

COLLA, Rodrigo Avila. O brincar e o cuidado nos espaços da educação infantil: desenvolvendo os animais que somos. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.111-126.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3956.

O presente artigo discute o brincar e o cuidado como tarefas constitutivas do desenvolvimento humano. Para tanto, vale-se de contribuições teóricas de autores que são referências na área de educação infantil. A organização do espaço, nessa etapa, e a disponibilização de materiais adequados também são tematizadas e tratadas como práticas relevantes na formação. O texto problematiza a animalidade humana como um conjunto de potências a serem observadas nas crianças. Na proposta aqui defendida, a pedagogia da primeira infância deve estar atenta a tais potências, bem como deve fomentar a livre iniciativa das crianças, propiciando condições para que realizem suas descobertas de modo lúdico. Nesse processo, o cuidado também é algo indispensável e consiste na disposição dos animais que somos, que é inextricável do ato de educar.

Palavras-chave : animalidade; brincar; cuidado, educação infantil, espaço escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )