SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue254Playing and care-taking in child education environments: developing the animals that we areAspects of the critical environmental education in elementary education through mathematical modeling activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BASSI, Marcos Edgar  and  BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega. Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.127-148.  Epub Apr 30, 2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3853.

Este artigo analisa os vencimentos do magistério de escolas públicas de educação básica do estado de Santa Catarina e do município de Florianópolis entre 2006 e 2014, no contexto de políticas indutoras de valorização do magistério. Para tanto, são examinados dados sobre os vencimentos, publicados em diários oficiais e sites de órgãos públicos e sindicais, organizados em séries históricas e apresentados em tabelas. Constatou-se a significativa valorização dos vencimentos nas duas redes. Contudo, tal movimento, decorrente da incorporação de componentes da remuneração bruta, põe em questão a efetiva valorização do magistério.

Keywords : financiamento da educação; política educacional; remuneração do professor; valorização do magistério.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )