SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 número254El jugar y el cuidado en los espacios de educación infantil: desarrollando los animales que somosAspectos de la educación ambiental crítica en la educación básica por medio de actividades de modelaje matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versión impresa ISSN 0034-7183versión On-line ISSN 2176-6681

Resumen

BASSI, Marcos Edgar  y  BOLLMANN, Maria da Graça Nóbrega. Resultados das políticas de valorização do magistério público em Santa Catarina. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.254, pp.127-148.  Epub 30-Abr-2019. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3853.

Este artigo analisa os vencimentos do magistério de escolas públicas de educação básica do estado de Santa Catarina e do município de Florianópolis entre 2006 e 2014, no contexto de políticas indutoras de valorização do magistério. Para tanto, são examinados dados sobre os vencimentos, publicados em diários oficiais e sites de órgãos públicos e sindicais, organizados em séries históricas e apresentados em tabelas. Constatou-se a significativa valorização dos vencimentos nas duas redes. Contudo, tal movimento, decorrente da incorporação de componentes da remuneração bruta, põe em questão a efetiva valorização do magistério.

Palabras clave : financiamento da educação; política educacional; remuneração do professor; valorização do magistério.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )